SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos podem ser submetidos para Sessões Técnicas Coordenadas (com apresentação remota), ou em Vídeo-pôster (vídeos gravados).

Os trabalhos serão selecionados pelo Comitê Científico e obedecerá aos critérios definidos na submissão de trabalhos e formato dos artigos.

Sessões Técnicas Coordenadas - Apresentação Remota

Sessões Coordenadas separadas por temas.

Os trabalhos serão organizados em sessões remotas (ao vivo), onde são apresentados pelos autores e discutidos pelos coordenadores de sessão, visando sanar as dúvidas e compartilhar as experiências.

Cada Sessão tem a duração de uma hora, onde os autores terão um total de 20 minutos na sessão temática, considerando 15 minutos de apresentação e 5 minutos para perguntas e respostas.

Em um esforço para sincronizar as sessões, os coordenadores de sessão são instruídos a fazer um controle rígido quanto aos horários das apresentações. Isso permite que participantes consigam se mover de uma sessão para outra sem perder as apresentações. Por esta razão, pedimos que os participantes façam o login no sistema no mínimo, 10 minutos de antecedência, para que o início das sessões seja pontual.

Apresentação em Vídeo-pôster

Os trabalhos aprovados são apresentados em vídeo de 5 minutos encaminhados previamente pelos autores. Os vídeos são expostos durante todo o congresso, com o chamado do resumo e o trabalho completo. Haverá mural virtual para discussão do trabalho e interação com autores e outros profissionais interessados.

Os vídeos serão enviados através de link privado de vídeo (YouTube ou outra plataforma de compartilhamento de vídeos).

Registro dos Trabalhos

Todos os trabalhos terão seu DOI – Digital Object Identifier.

Os anais do evento serão registrados com o ISSN - International Standard Serial Number.

Os melhores trabalhos serão encaminhados para o fast-track da Revista Ação Ergonômica.

Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento para que o trabalho seja publicado nos anais.

O apresentador do trabalho tem que estar inscrito no evento.

Datas Importantes

Até 10/09/2020 - Prazo de Submissão dos Trabalhos

Até 01/10/2020 - Resultado das avaliações

Até 31/10/2020 - Prazo para Inscrição e envio do vídeo-pôster

Após esta data, os trabalhos que não possuírem uma inscrição válida não terão direito a apresentação e nem a publicação nos anais. A mesma regra se insere para o envio dos vídeo-pôsteres.

Formatação dos Trabalhos

Faça o download do template com a formatação final dos trabalhos.

Gravação de Vídeos

O vídeo pode ser gravado utilizando recursos via câmera (qualquer tipo) e editado pelo autor.

Utilize suporte para evitar tremores e assegura a estabilidade da cena.

Se gravado pelo celular, faça com o aparelho na posição horizontal.

Escolha um espaço que possa ser usado/preparado como cenário.

O local de gravação deve ser um ambiente claro ou um local que possa ser bem iluminado.

O ambiente de gravação não deve ter ruídos.

Um bom áudio é importante para melhor compreensão do conteúdo explanado na sua apresentação.

Os microfones acoplados aos fones de ouvidos costumam captar áudios de maior qualidade.

O espaço deve estar bem iluminado. Atenção às sombras no rosto. Se possível, aproveite a luz solar.

Gravar de dia é um bom momento para aproveitar a luz ambiente.

Os Vídeos-pôsteres devem ter no máximo 5 minutos de duração.

Posicione-se proporcionalmente na tela. Você pode escolher aparecer de corpo inteiro ou em ângulo que capte apenas da cintura para cima.

Se sua gravação vai ser sobre os seus slides, coloque o quadro do lado direito, canto inferior da tela.

É possível realizar a edição dos vídeos pelo celular por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para a edição. Você deve usar um aplicativo ou software com o qual tenha maior familiaridade. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.

É importante que sejam realizados cortes das partes não relevantes do conteúdo.

É possível incluir letterings, ou seja, rótulos, com informações de destaque, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico.

O vídeo enviado pelo autor não deve ter propagandas comerciais ou logomarca de empresas.

Após editado, o exporte o vídeo em arquivo MP4, usando a configuração 1080p com 30fps.

Poste o Vídeo-pôster em alguma plataforma para obter um link privado (Google Drive, Dropbox, YouTube ou outra plataforma de compartilhamento) e envie pelo sistema de submissões.

 

Exemplos de softwares de edição

ActivePresenter, Camtasia Studio, Pinnacle, YouTube Video Editor, Shotcut, Lightworks, Cyberlink PowerDirector, IMovie, Ocam, OBS Studio, DaVinci Resolve, Screenflow, Movavi Video Editor, Windows Movie Maker, Adobe Premiere, Sony Vegas, Screencastify, Apowersoft, dentre outros.

O Google Meet permite que você grave sua apresentação. Para isto, basta abrir uma reunião sozinho, e gravar a apresentação em câmera ou tela.

O Power Point também tem versões em que é possível gravar as suas apresentações com vídeo.

Recomendamos o canal de Michel Oliveira, que tem muitas dicas de gravação e edição: https://www.michaeloliveira.com.br/

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