A ESCOLHA DA TEMÁTICA

INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

inovação

TECNOLOGIAS EMERGENTES E DISRUPTIVAS

O termo SUSTENTABILIDADE é sempre relacionado como uma característica ou condição de um sistema que é sustentável no aqui e agora e para as gerações futuras. Considerado como tal, trata-se de uma propriedade emergente nas inter-relações de produção e consumo articulando dimensões econômicas, sociais e ambientais. A sustentabilidade resulta de uma construção social reunindo vários campos do saber humano de forma interdisciplinar e holística.

O termo INOVAÇÃO é caracterizado como o ato de modificar algo, produzindo como efeito a renovação ou criação de uma novidade. Neste sentido, num dado contexto social, econômico e ambiental, a inovação significa criar novos caminhos ou estratégias diferentes de gestão, produção e consumo. Os desenvolvimentos recentes consideram a natureza dinâmica da inovação, englobando as características evolutivas das interações entre os atores, suas relações com atividades inovadoras e suas relações com o ambiente em que operam. Trata-se de um processo que combina diferentes disciplinas para criar novos saberes, que são insumos para a criação de inovação.

Sustentabilidade e inovação demandam novos modelos de interação do conhecimento, novas abordagens de investigação e de aprendizado.

 

O paradigma do conhecimento INTERDISCIPLINAR, baseado na interdependência entre os diversos ramos do conhecimento, pode ser norteador para a criação da inovação sustentável. O conhecimento interdisciplinar tem sido perseguido pela ergonomia desde suas origens. Ao buscar compreender as atividades humanas em situações de trabalho e de uso a ergonomia utilizou-se de conhecimentos advindos da fisiologia e da psicologia, dentre outras disciplinas basilares.

 

Seria possível equacionar os problemas de uma situação de trabalho ou de uso justapondo conhecimentos produzidos nas mais distintas disciplinas que podem estar implicadas nesta relação? 

 

​Esperamos por você para discutirmos isso no congresso.

A ESCOLHA DA LOGO

A fonte utilizada na palavra "ABERGO" foi a Myriad Pro Semibold. No texto "XX Congresso Brasileiro de Ergonomia" em Myriad Pro Regular.

Estas fontes são as fontes recomendadas pela ONU - Organização das Nações Unidas, no que se refere a divulgação da Agenda 2030. 

Dada a temática SUSTENTABILIDADE no evento, optou-se por usar esta fonte de acesso aberto.

O primeiro círculo colorido que representa o primeiro zero (0) no número "2020" tem as 17 cores relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O aperto de mãos entre um robô e um ser humano, representando a TECNOLOGIA em acordo com a humanidade, a união e parceria entre homem e máquina, a INOVAÇÃO que já está presente em nossa realidade. Esta imagem foi adquirida do banco de imagens do Wix.

O segundo circulo (0) que representa o segundo zero no número “2020” refere-se o clique em um ícone, que representa a realização do congresso de forma VIRTUAL.

​Uma logo simples, mas que submete a integração da temática da ergonomia em relação aos conceitos de:

INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

Realização

Apoio

©2020 por Eduardo Ferro, com Wix.com